Instituto de Pesquisa de Rondônia

O Instituto

A Fundação de Apoio a Pesquisa Científica, Educacional e Tecnológica de Rondônia denominada de Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins econômico e apartidário, com sede e foro na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia.

Sua constituição foi autorizada em 08/03/2010, pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, através do Ato nº 001/2010, pelo então Promotor de Justiça, Curador das Fundações.

Oficialmente o Instituto foi constituído em 10/03/2010, nos termos da escritura pública, no Cartório e Arquivo de Registro de Pessoas Jurídicas Assis Barros, Registro n.º 7.743, Livro A-264, nas Folhas 090/104 e no Cartório 3º Registro Civil e Tabelião de Notas, Livro 38-N, Protocolo 0008080, Fl. 120/124, Comarca de Porto Velho – RO, com a finalidade de atuar na realização de estudos, pesquisas e projetos de natureza técnica, científico, educacional, cultural, religioso, histórico e ambiental, para atender aos interesses da sociedade, das entidades públicas e privadas, no que permite a Lei 8.958/94, regulamentada pelo Decreto 5.205/04. Recentemente através da Lei nº. 3.055 foi decretada Utilidade Pública Estadual e Decretada Utilidade Pública Federal através da Portaria nº. 547 de 19 de março de 2014, sendo detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social através da portaria nº 14 de 24 de junho de 2015.

Nossa Trajetória

A IPRO – Fundação de Apoio a Pesquisa Científica Educacional e Tecnológica de Rondônia, foi criada a partir de um grupo de pessoas comprometidas em oportunizar conhecimento a serviço do desenvolvimento das pessoas e instituições de Rondônia. Autorizada pelo Ministério Público de Rondônia em 08/03/2010, desde então tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas, processos, metodologias e formações que beneficiaram diversas comunidades, distritos e municípios do Estado.

 

Palavra do Presidente

Fundação Instituto IPRO de apoio à pesquisa científica, em educação e tecnologia em Rondônia, nasceu do idealismo de um grupo de profissionais ligados às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e promoção social, com grande experiência e vivência na área universitária.

A necessidade de diversificar as agências vinculadas a uma proposta séria e coerente de ações nesses campos estimulou esse grupo a criar em março de 2010 a Fundação Instituto IPRO. Nossa Fundação atua em diversos campos da vida social, cultural, econômica, política, educacional e socioambiental da sociedade rondoniense.

Apresentar a produção desenvolvida pela Fundação IPRO e seus colaboradores e pesquisadores agregados ao longo destes três anos é antes de tudo um privilégio e também um desafio fascinante, difícil e gratificante. Privilégio por poder compartilhar com outros colegas a produção e reflexão do coletivo dos colegas pesquisadores de Rondônia e de outros espaços formativos que têm um compromisso com a formação de uma sociedade que se desenvolva e se organize com as contradições de atuar em contextos complexos e pluriculturais, como vivenciamos num país de dimensões continentais como o Brasil. Privilégio por compor um grupo com sonhos e utopias que se nutrem da certeza que apenas o conhecimento articulado com as múltiplas possibilidades permitidas e potencializadas pelos avanços da informação transmutada em conhecimento pode materializar.

O desafio consiste em apresentar a pesquisa como estratégia de avanços sociais que permitam a todos os cidadãos compartilharem das benesses de uma sociedade mais igualitária. Grosso modo, este século que caminha para o final da primeira década, ficará marcado como aquele das conquistas, de intensos debates em torno da perenidade saudosista da modernidade e as incertezas da pós modernidade, não apenas nas esferas macro política e legal, mas também e fundamentalmente no cotidiano das relações estabelecidas. Gratificante por constituir uma especial deferência pelo trabalho dos colegas que militam para fazer dos avanços da investigação um meio de inclusão e acesso com qualidade ao conhecimento que emancipa e abre novas possibilidades para os cidadãos. Há alguns aspectos para os quais gostaria de chamar atenção nestas breves palavras introdutórias: reporto-me de modo especial a abrangência e a relevância dos temas tratados, bem como ao modo peculiar com que são examinados, analisados e debatidos. Há de se perceber em todos os textos a marca indelével que permeia o trabalho do pesquisador nos contextos amazônicos: o equilíbrio entre a razão necessária para processar, disseminar e produzir novos conhecimentos e a sensibilidade de utilizar estes conhecimentos em favor da sociedade, dos seres humanos.

Todos os temas apresentados ao longo deste primeiro esforço coletivo de reunir a produção desenvolvida e as ações em processo apresentam seu ponto e contraponto a partir do crivo analítico dos colaboradores, de longas e necessárias incursões para obtenção de recursos para a pesquisa com vistas a atingir benefícios sociais coletivos: saúde e formação continuada dos profissionais nas várias áreas, projetos de formação continuada para professores, projetos de desenvolvimento das comunidades e das pessoas em situação de vulnerabilidade social, escritório de gestão, informática.

Como um pai que vê o filho amadurecer e caminhar sobre os próprios pés em busca de encontrar seu lugar no mundo, tenho a percepção de que cumpri e cumpro com felicidade o desafio que me foi feito: articular em torno de um projeto de responsabilidade social da pesquisa agentes sociais dispostos a uma intervenção no real.

Ressalto nestas notas introdutórias o modo peculiar como cada um dos colegas desenvolveu seu tema: com enorme capacidade de superação de lugar comum, das frases feitas, as aparências das análises ligeiras e superficiais. É notório o tratamento esmerado a que foram submetidos os textos, elaborados e cunhados no encontro da teoria que ilumina a prática.

As análises, por se tratar quase sempre de reflexão sobre a prática, sobre as contraditórias e imbricadas relações estabelecidas no delicado tecer da formação de pesquisadores, acaba por ser estimulante e, por vezes, provocativa. São exemplos pinçados do real que atestam o sucesso até aqui obtido. São textos pequenos para serem lidos mais de uma vez. A cada leitura novas revelações nos surpreendem. O trabalho desenvolvido até aqui me enriqueceram como pesquisador e como ser humano. Orgulho-me de poder apresentar a todos vocês uma pequena mostra e compartilhar esta trajetória rumo ao futuro que se anuncia sem perder as referências amorosas com o passado que nos permitiu chegar até aqui.

Merecendo especial destaque, quero destacar o papel social da Fundação IPRO, que vem desenvolvendo projetos de atenção social, atividades de inserção socioeducativa e assistencial junto a comunidades periféricas. Criamos o Programa Clubinho Social que atende comunidades com baixo nível de IDH e com altos índices de evasão escolar, promovendo aulas de reforço escolar, atividades esportivas, assistência bucal e dentária para crianças e adolescentes, cursos de profissionalização doméstica para adultos vislumbrando colaborar na geração de renda de suas famílias, além de outros cursos como Música (violão), pintura em tecido e escolinhas de esporte, a IPRO utiliza a metodologia da estética da sensibilidade para aprimorar e aperfeiçoar suas ações pedagógicas.

Reconhecendo que ainda não é o suficiente, a IPRO planeja expandir tais atividades e levar maiores benefícios à comunidades carentes e populações desassistidas. Por outro lado planejamos também oferecer a jovens, adultos e idosos oportunidades diversas para auto realização e promoção de sua dignidade cidadã.

A IPRO é ainda uma jovem instituição se fins lucrativos e destinada a criar oportunidades para a reflexão, pesquisa e ação científica, educacional, cultural e socioambiental. O campo para o desenvolvimento de nossas atividades é fértil e a seara enorme. Mesmo sendo ainda de pequenas dimensões, a IPRO tem uma vontade de gigante e uma garra de ferro para abraçar as oportunidades de criar, planejar, promover e contribuir para com o progresso e o bem estar de Rondônia e seu povo, assegurando os princípios da ética e transparência, da responsabilidade social e ambiental e o respeito aos valores políticos e jurídicos que devem nortear sua trajetória existencial e profissional.

Contando com o apoio, a crítica justa, a honesta fiscalização e a colaboração da sociedade rondoniense e seus representantes, a IPRO se coloca sempre à disposição para prestar serviços, acessórias, consultorias nos mais diversos ramos e atividades, colocando seu corpo de pesquisadores e colaboradores em permanente disponibilidade para atuar em prol das causas, serviços e demandas apresentadas pelos mais diversos segmentos da sociedade regional.

Assim, a IPRO espera uma longa e saudável existência, sendo agente, parceira e colaboradora em todas as oportunidades.

Por fim, após essa breve apresentação, convidamos você leitor(a) a nos conhecer melhor, a somar esforços conosco e participar desse sonho, nada utópico, de ser também uma força nesse enorme projeto de bem estar, desenvolvimento e conscientização socioambiental, cultural, educacional e científico em geral. Somos uma fagulha na imensidão das potencialidades de Rondônia, mas somos uma força organizada, consciente e estruturada buscando contribuir e participar de todo esse processo.

A IPRO existe para que todos nós rondonienses possamos construir o estado e a sociedade que desejamos e merecemos. Conheça-nos, colabore conosco e junte-se a nós.

Aguardamos a sua visita.

Atenciosamente:

Administrador Jamil Jorge Teixeira Michael

 

Filosofia

Objetivos

A Fundação de Apoio a Pesquisa Científica, Educacional e Tecnológica de Rondônia denominada de Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO foi constituída oficialmente com a finalidade de atuar na realização de estudos, pesquisas e projetos de natureza técnica, científico, educacional, cultural, religioso, histórico e ambiental, atendendo aos interesses da sociedade e de entidades públicas ou privadas.

Missão

Executar projetos de pesquisa, processos e metodologias focados em iniciativas responsáveis e diversidade cultural amazônica; Oferecer eficiência na gestão e transparência das ações e atividades, propiciando melhor atendimento e visibilidade perante as organizações a sociedade e compartilhar do conhecimento em benefício do bem comum; Contribuir para a formação continuada, desenvolvimento profissional e social das comunidades, distritos e municípios.

Visão

A sociedade só avança com equidade com compartilhamento do conhecimento produzido e beneficio de todos. As Fundações e Institutos que amparam e viabilizam o desenvolvimento de projetos, ações e formação continuada no formato de diagnósticos, cursos e demais atividades que envolvem a produção e disseminação do conhecimento científico são, portanto, instituições importantes para democratização do acesso aos saberes científicos. Portanto, torna-se uma referencia em Gestão de Projetos e Pesquisa Científica, Educacional, Ambiental e Tecnológica de Rondônia, além de ser reconhecida pela comunidade científica e pela sociedade em geral com excelência, produção e disseminação de conhecimentos constitui a Visão aprofundada de futuro da IPRO.

Valores

O conhecimento científico como estratégia para o desenvolvimento social; A formação continuada das categorias profissionais como alicerce para o desenvolvimento sustentável; A pesquisa de métodos e processos inovadores como propulsores do desenvolvimento econômico; O conhecimento como investimento a ser compartilhado para consolidação de uma sociedade equânime.

 

Nossa Estrutura

estrutura_de_funcionamento

Conselho Deliberativo

Presidente – Marcos Rodrigo Veigant
Membro – Alex André Leal Maturim
Membro – Uilian Nogueira Lima
Membro – Marco Brasil Garcia Leal

Conselho Fiscal

Presidente – Júlio Cézar Lúcio da Costa
Membro – Amilton Diogo da Silva
Membro – Diego Marques da Silva
Membro – Paulo Tárcito Ramos da Silva

Diretoria Executiva

jamil_michael

Diretor Presidente
Jamil Jorge Teixeira Michael

roberto_rodrigues

Diretor Técnico  
Roberto Rodrigues de Oliveira

nayara_coura

Diretora Administrativa
Nayara Silva Coura

STAFF

José de Almeida Júnior

 

Como Contratar a IPRO

Temos a prerrogativa de sermos uma instituição sem fins lucrativo, ativa no fomento, com atuação no ensino e desenvolvimento institucional, além de estatutariamente, incumbida de promover atividades de pesquisa e extensão e serviços à comunidade. A IPRO atende aos princípios normativos descritos nas hipóteses previstas na Lei de Licitações, encontrando-se plenamente fundamentado no preceito do inciso XIII, do artigo 24, da Lei Federal 8.666/93 e suas alterações, podendo ser contratada através de Processo de Dispensa de Licitação. A Fundação possui inquestionável reputação técnica e profissional e pratica em seus serviços e preços compatíveis com o mercado.

 

Trabalhe Conosco

Envie seu currículo para o e-mail: consultoria@institutoipro.org