Instituto de Pesquisa de Rondônia

Reforçando o Saber: atividades de acompanhamento e reforço escolar para crianças carentes do 1º ao 5º ano da comunidade do Ilê Asé Opo Ayrá Entilé – bairro Mariana/PVH/RO

O Projeto do Reforço Escolar visou auxiliar o aluno das primeiras séries do ensino fundamental em suas dificuldades diárias, na compreensão das disciplinas ensinadas pelos professores na escola, e também dar mais explicações em disciplinas básicas. Nossa proposta trabalha com crianças em idade de 07 a 14 anos que estejam frequentando o ensino fundamental e que possuam dificuldades de aprendizado e transtornos comportamentais.

A proposta foi despertar o espírito de solidariedade, colaboração e respeito às diferenças individuais, reforço no aprendizado e solidez nas atividades didáticas de aprendizado escolar, onde foi promovido a integração entre a criança e o estudo escolar e procurando eliminar possíveis situações que conduzem ao desestímulo e abandono da escola por parte de crianças que não conseguem acompanhar devidamente os estudos. O Reforço Escolar atuou fortalecendo as relações entre a escola, a comunidade e os alunos através da ação conjunta que envolve a IPRO, que custeou todo o projeto, o Ilê Asé  Opo Ayrá Entilé abrigou o projeto em suas instalações e exerceu o acompanhamento diário das atividades, o docente, estagiário/docente e discente, o pessoal de apoio e a família das crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto.

O presente projeto tinha como proposta a melhoria do desempenho escolar a partir de práticas de acompanhamento escolar, muitas vezes não possíveis de se obter no contexto familiar. As crianças e adolescentes assistidos pelo projeto foram encorajados a se dedicar aos estudos, a conviver de forma sadia e fraterna no ambiente escolar, respeitar a família e os educadores e procurar a melhoria de seu rendimento escolar através de acompanhamento e suporte pedagógico nas atividades de aprendizado extraclasse.

O projeto foi executado em 2012 e permitiu ampliar o acesso da IPRO junto as Comunidades do Candomblé bem como elaborar projetos e diagnósticos condizentes com a realidade local, uma experiência que transcendeu a proposta inicial porque permitiu a quebra de paradigmas.

Reunião de Nivelamento

 

Reunião com a Comunidade

 

Atividades na Comunidade

Atividades na Comunidade

 

 

 

 

Comments are closed here.